Destinado a PQ´s, mas aberto a todos
Se pretendes aceder ao fórum faz o teu registo, obrigado(a)
Destinado a PQ´s, mas aberto a todos
Se pretendes aceder ao fórum faz o teu registo, obrigado(a)
Destinado a PQ´s, mas aberto a todos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Destinado a PQ´s, mas aberto a todos

Fórum de discussão sobre diversos assuntos relacionados com as funções de PQ - Um dia todos os edificios serão verdes?
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  



Contador de Visitantes
Estatísticas
Temos 186 usuários registrados
O último membro registrado é Paytraveccon

Os nossos membros postaram um total de 161 mensagens em 53 assuntos
Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 22 em Ter Nov 05, 2019 9:35 pm
Ligação ao Facebook
Grupo Facebook

 

 - comércios

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
PQ00452




Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/07/2008

- comércios Empty
MensagemAssunto: - comércios   - comércios EmptyQui Jul 10, 2008 9:48 pm

Olá, colegas!

Quando fizerem proposta relativamente a comércios que incluam DCR e CE, não se esqueçam que pode acontecer que em projecto esteja ao abrigo do RCCTE e depois passe a estar ao abrigo do RSECE (a gama de potências é na ordem dos 100w/m2).
Se forem só peritos em RCCTE, o melhor é referirem, por exemplo, que a proposta inclui o CE se o comércio se mantiver ao abrigo do RCCTE.

Ainda em relação aos comércios: se estiverem isentos de projecto térmico, não há certificação!

Ana Mota (PQ00452)
Ir para o topo Ir para baixo
PQ00541-Francisco Ferreir




Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2008

- comércios Empty
MensagemAssunto: Re: - comércios   - comércios EmptySex Jul 11, 2008 9:29 am

Já tentaram fazer o RCCTE de um pequeno comércio sem porta aberta, ou um escritório, sem climatização e sem AQS?

As boas soluções de construção muito raramente cumprem o Ntc. Às vezes é preferível colocar AQS memo que não seja usada, o que é incongruente, pois passa a cumprir apesar de gastar mais energia. Situação idêntica nas ampliações.

Quanto a mim, é um erro do RCCTE. Deveria ter outra formula para o Nt e Ntc para os casos em que não está previsto AQS. Já puz essa questão à Adene, responderam-me mais ou menos "desenrasque-se".

Experimentem por exemplo:
Ni=25, Nic=13
Nv=23, Nvc=10
Bons valores que não cumprem o RCCTE
Ir para o topo Ir para baixo
PQ00452




Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/07/2008

- comércios Empty
MensagemAssunto: - comércio   - comércios EmptySex Jul 11, 2008 9:53 pm

A solução que eu arranjei num projecto para um escritório (e não sei se está muito correcto) foi: 'obrigá-los' a fazer o aquecimento com uma bomba de calor, em vez de ser com resistência eléctrica...

Ana Mota
Ir para o topo Ir para baixo
PQ00541-Francisco Ferreir




Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2008

- comércios Empty
MensagemAssunto: Re: - comércios   - comércios EmptySáb Jul 12, 2008 1:23 pm

PQ00452 escreveu:
A solução que eu arranjei num projecto para um escritório (e não sei se está muito correcto) foi: 'obrigá-los' a fazer o aquecimento com uma bomba de calor, em vez de ser com resistência eléctrica...

Ana Mota

Sim, essa é uma solução óbvia. Mas se o promotor não quizer colocar climatização, por vezes não ha outra solução que colocar AQS (mesmo sem precisar, e sem usar), e se tiver exposição solar adequada, Painéis solares térmicos. Ou seja, se gastar mais energia (AQS) e emitr mais CO2 cumpre, se gastar menos (sem AQS) não cumpre. A fórmula está errada, não pode ser a mesma.


Última edição por PQ00541-Francisco Ferreir em Ter Jul 15, 2008 11:47 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
PQ00463




Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/07/2008

- comércios Empty
MensagemAssunto: colectores solares em fracções de comercioou serviços   - comércios EmptySeg Jul 14, 2008 9:11 pm

sobre painéis solares em fracções de comercio ou serviços sujeitos ao RCCTE, sendo eles pequenos consumidores de AQS, não tendo número convencional de ocupantes, têm alguma metodologia para a determinação da área dos colectores?

cumprimentos a todos
Ir para o topo Ir para baixo
PQ00546




Número de Mensagens : 15
Idade : 56
Data de inscrição : 10/07/2008

- comércios Empty
MensagemAssunto: Re: - comércios   - comércios EmptySeg Jul 14, 2008 9:16 pm

PQ00463 escreveu:
sobre painéis solares em fracções de comercio ou serviços sujeitos ao RCCTE, sendo eles pequenos consumidores de AQS, não tendo número convencional de ocupantes, têm alguma metodologia para a determinação da área dos colectores?

cumprimentos a todos

essa informação foi dada na formação no entanto está nas perguntas e respostas nº M9 pag 68/99

abraço

josé lopes
Ir para o topo Ir para baixo
lmftata




Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/11/2012

- comércios Empty
MensagemAssunto: Re: - comércios   - comércios EmptyQua Nov 07, 2012 3:23 pm

Necessito que alguêm me dê uma dica!
Tenho um edificio com dois pisos para construir. Um dos pisos destina-se a capela e wc, o outro piso destina-se a salas para catequese e respectivas instalações sanitárias.
O piso da capela exclui-se do ambito de aplicação do presente regulamento ( espaços de culto e igreja), e o outro piso? Também se excui?
Faço a DCR apenas no piso das salas de catequese e considero a capela como uma loja de porta aberta, não faço DCR porque se exclui????
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





- comércios Empty
MensagemAssunto: Re: - comércios   - comércios Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
- comércios
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Destinado a PQ´s, mas aberto a todos :: Dúvidas colocadas à Adene-
Ir para: