Destinado a PQ´s, mas aberto a todos
Se pretendes aceder ao fórum faz o teu registo, obrigado(a)
Destinado a PQ´s, mas aberto a todos
Se pretendes aceder ao fórum faz o teu registo, obrigado(a)
Destinado a PQ´s, mas aberto a todos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Destinado a PQ´s, mas aberto a todos

Fórum de discussão sobre diversos assuntos relacionados com as funções de PQ - Um dia todos os edificios serão verdes?
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  



Contador de Visitantes
Tópicos semelhantes
    Estatísticas
    Temos 186 usuários registrados
    O último membro registrado é Paytraveccon

    Os nossos membros postaram um total de 161 mensagens em 53 assuntos
    Quem está conectado?
    3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

    Nenhum

    O recorde de usuários online foi de 22 em Ter Nov 05, 2019 9:35 pm
    Ligação ao Facebook
    Grupo Facebook

     

     Preços de referência

    Ir para baixo 
    +7
    PQ00146
    PQ00541-Francisco Ferreir
    Paula Lourenço
    Nsilva
    PQ00546
    PQ00449
    Admin
    11 participantes

    Concorda com os valores de referência?
    São demasiado baixos.
    Preços de referência Vote_lcap10%Preços de referência Vote_rcap
     10% [ 4 ]
    São um pouco baixos.
    Preços de referência Vote_lcap30%Preços de referência Vote_rcap
     30% [ 12 ]
    São perfeitamente aceitáveis.
    Preços de referência Vote_lcap55%Preços de referência Vote_rcap
     55% [ 22 ]
    São um pouco altos.
    Preços de referência Vote_lcap3%Preços de referência Vote_rcap
     3% [ 1 ]
    São demasiado altos
    Preços de referência Vote_lcap2%Preços de referência Vote_rcap
     2% [ 1 ]
    Não tenho opinião formada.
    Preços de referência Vote_lcap0%Preços de referência Vote_rcap
     0% [ 0 ]
    Total de votos : 40
     

    AutorMensagem
    Admin
    Admin



    Número de Mensagens : 32
    Data de inscrição : 09/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Preços de referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 11:05 am

    Caros colegas, conforme proposto junto preços de referencia publicadas por colega aqui no fórum para votação, de modo a se aferir a opinião dos colegas.

    RCCTE
    Moradias unifamiliares - 1,5 €/m2 mínimo 350 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva – 1,2 €/m2, mínimo 200 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços - 1,5 €/m2, mínimo 250 €/fracção

    DCR
    Moradias unifamiliares 1 €/m2, mínimo 150 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 1 €/m2, mínimo 100 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços - 1 €/m2, mínimo 200 €/fracção

    CE - Aos valores abaixo indicados acresce o custo da deslocação, numa base de 0,6 €/Km:
    Moradias unifamiliares 1,5 €/m2, mínimo 200 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 1,5 €/m2, mínimo 150 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços - 1,5 €/m2, mínimo 250 €/fracção

    RCCTE + DCR
    Moradias unifamiliares 2 €/m2, mínimo 450 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 2 €/m2, mínimo 250 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços – 2,5 €/m2, mínimo 400 €/fracção

    RCCTE + DCR + CE - Aos valores abaixo indicados acresce o custo da deslocação, numa base de 0,6 €/Km:
    Moradias unifamiliares 3 €/m2, mínimo 650 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 3 €/m2, mínimo 350 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços – 3,5 €/m2, mínimo 600 €/fracção

    Os valores acima indicados não incluem os valores dos pagamentos à ADENE, da responsabilidade dos promotores (45 + IVA para fracções habitacionais e 250 + IVA para as comerciais)

    Sugiro que deixe a CE para o fim, e que fique à responsabilidade do promotor/construtor, pois para a aprovação do projecto e levantamento da licença de construção o mesmo não é necessário. Deste modo desonera o “custo” do projecto, e a CE será mais uma vistoria semelhante às outras que serão feitas no final da obra, a pagar pelo promotor/construtor.

    As áreas referem-se a áreas úteis climatizadas (bastante inferiores às áreas brutas de construção, como sabe).

    Aos valores atrás referidos, acresce o IVA à taxa legal em vigor.
    Ir para o topo Ir para baixo
    https://peritos.forumeiros.com
    PQ00449




    Número de Mensagens : 8
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: preços de referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 11:57 am

    Boa tarde,

    Esta tabela de preços, está muito incompleta. Há uma tabela que já foi publicada através de e-mail, e penso que também neste forum, feita em excel, que está mais completa, no entanto precisava de ser completada, quanto ao preço a cobrar por deslocações e qual o preço a cobrar por CE.

    A tabela de que falo, distingue os projectos quanto à sua área, preço mínimo e quantidade de projectos.

    Cumprimentos,

    António Ferreira




    Admin escreveu:
    Caros colegas, conforme proposto junto preços de referencia publicadas por colega aqui no fórum para votação, de modo a se aferir a opinião dos colegas.

    RCCTE
    Moradias unifamiliares - 1,5 €/m2 mínimo 350 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva – 1,2 €/m2, mínimo 200 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços - 1,5 €/m2, mínimo 250 €/fracção

    DCR
    Moradias unifamiliares 1 €/m2, mínimo 150 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 1 €/m2, mínimo 100 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços - 1 €/m2, mínimo 200 €/fracção

    CE - Aos valores abaixo indicados acresce o custo da deslocação, numa base de 0,6 €/Km:
    Moradias unifamiliares 1,5 €/m2, mínimo 200 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 1,5 €/m2, mínimo 150 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços - 1,5 €/m2, mínimo 250 €/fracção

    RCCTE + DCR
    Moradias unifamiliares 2 €/m2, mínimo 450 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 2 €/m2, mínimo 250 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços – 2,5 €/m2, mínimo 400 €/fracção

    RCCTE + DCR + CE - Aos valores abaixo indicados acresce o custo da deslocação, numa base de 0,6 €/Km:
    Moradias unifamiliares 3 €/m2, mínimo 650 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 3 €/m2, mínimo 350 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços – 3,5 €/m2, mínimo 600 €/fracção

    Os valores acima indicados não incluem os valores dos pagamentos à ADENE, da responsabilidade dos promotores (45 + IVA para fracções habitacionais e 250 + IVA para as comerciais)

    Sugiro que deixe a CE para o fim, e que fique à responsabilidade do promotor/construtor, pois para a aprovação do projecto e levantamento da licença de construção o mesmo não é necessário. Deste modo desonera o “custo” do projecto, e a CE será mais uma vistoria semelhante às outras que serão feitas no final da obra, a pagar pelo promotor/construtor.

    As áreas referem-se a áreas úteis climatizadas (bastante inferiores às áreas brutas de construção, como sabe).

    Aos valores atrás referidos, acresce o IVA à taxa legal em vigor.
    Ir para o topo Ir para baixo
    Admin
    Admin



    Número de Mensagens : 32
    Data de inscrição : 09/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Tabela de referencia   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 12:02 pm

    Caros colegas tenho uma tabela feita integrando as duas, apenas não sei como a diponibilizar, pois é um ficheiro do excel.
    Ir para o topo Ir para baixo
    https://peritos.forumeiros.com
    PQ00546




    Número de Mensagens : 15
    Idade : 56
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 1:24 pm

    Considero que os valores propostos para as DCR são baixos para o trabalho que é necessário desenvolver sendo os restantes aceitaveis

    Há mais propostas no forum para ser analisadas, proponho à administração que a ponha tambem a votação

    abraço

    jose lopes


    Última edição por PQ00546 em Seg Jul 14, 2008 3:14 pm, editado 1 vez(es)
    Ir para o topo Ir para baixo
    Nsilva




    Número de Mensagens : 5
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 1:37 pm

    Eu considero os valores aceitáveis. Só existe a meu ver o problema de eventuais fracções iguais num edifício de habitação colectiva e claro que sendo o RCCTE + DCR + CE em tudo iguais, os preços deveriam ser tb calculados de forma a reduzir o preço.
    Ir para o topo Ir para baixo
    Paula Lourenço




    Número de Mensagens : 1
    Data de inscrição : 11/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Honorarios   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 1:51 pm

    Boa tarde,

    Eu na generalidade concordo com os valores, apesar de praticar alguns preços mais baixos.
    Gostaria de perceber se praticam os mesmos valores por metro quadrado para ampliações, recuperações e alterações (superiores a 25% do valor da construção), bem como por exemplo para uma remodelação de uma fracção para instalação de um banco.
    Em relação ás CE eu pretendo fazer o seu acompanhamento em obra, como tal julgo que os valores são baixos.
    Ir para o topo Ir para baixo
    PQ00541-Francisco Ferreir




    Número de Mensagens : 38
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 2:26 pm

    PQ00501 escreveu:
    Eu considero os valores aceitáveis. Só existe a meu ver o problema de eventuais fracções iguais num edifício de habitação colectiva e claro que sendo o RCCTE + DCR + CE em tudo iguais, os preços deveriam ser tb calculados de forma a reduzir o preço.

    São valores de referência, que devem ser concretizados caso a caso. Quando diminuo o valor das fracções autónomas, é porque sei que ha muita coisa repetitiva. Mesmo que não tenha fracções exactamente iguas, sei que muita coisa é re-aproveitável. O que me recuso é azer repetições, como já vi, a 10% (nem a 25%), pois isso nem paga o tempo que se perde a encadernar, fotocopiar, adaptar e assinar! Optei por arranjar um preço que já incorpore as eventuais repetições, mas que deve ser confirmado aso a caso.
    Ir para o topo Ir para baixo
    PQ00541-Francisco Ferreir




    Número de Mensagens : 38
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 3:14 pm

    Paula Lourenço escreveu:
    Boa tarde,

    Eu na generalidade concordo com os valores, apesar de praticar alguns preços mais baixos.
    Gostaria de perceber se praticam os mesmos valores por metro quadrado para ampliações, recuperações e alterações (superiores a 25% do valor da construção), bem como por exemplo para uma remodelação de uma fracção para instalação de um banco.
    Em relação às CE eu pretendo fazer o seu acompanhamento em obra, como tal julgo que os valores são baixos.

    O acompanhamento da obra é uma opção que devemos colocar ao promotor. No meu caso não vou obrigar, mas caso o promotor opte por ela, será um acordo à parte, independente do DCR+CE.
    Ir para o topo Ir para baixo
    Admin
    Admin



    Número de Mensagens : 32
    Data de inscrição : 09/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Tabela com valores de Referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 4:20 pm

    Caros colegas

    Junto link onde podem visualizar uma tabela proposta por colega do fórum.

    Cumprimentos

    http://spreadsheets.google.com/pub?key=pc_ugS6R69rFcJOTUCZf_Ew
    Ir para o topo Ir para baixo
    https://peritos.forumeiros.com
    PQ00546




    Número de Mensagens : 15
    Idade : 56
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 4:52 pm

    Por acaso referia-me à tabela do PQ00146 e não a esta. Não defendo que a quantidade tenha que ter este tipo de desconto, ou seja muito trabalho terá que ter menos qualidade???

    Mad da tabela apresentada apenas discordo dos valores da DCR, não me parece que 150 euros chegue para fazer um trabalho minimamente bem feito que salvaguarde a posição do perito, pelo menos para moradias unifamiliares. No minimo defendo que uma DCR de uma moradia tenha um custo de 250 euros (assim como uma CE) também.

    abraço

    josé lopes
    Ir para o topo Ir para baixo
    PQ00541-Francisco Ferreir




    Número de Mensagens : 38
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 5:49 pm

    PQ00546 escreveu:
    Por acaso referia-me à tabela do PQ00146 e não a esta. Não defendo que a quantidade tenha que ter este tipo de desconto, ou seja muito trabalho terá que ter menos qualidade???

    Mad da tabela apresentada apenas discordo dos valores da DCR, não me parece que 150 euros chegue para fazer um trabalho minimamente bem feito que salvaguarde a posição do perito, pelo menos para moradias unifamiliares. No minimo defendo que uma DCR de uma moradia tenha um custo de 250 euros (assim como uma CE) também.

    abraço

    josé lopes

    Não posso deixar de também concordar. Aliás, apesar da tabela posta à votação ser a "minha", eu na que agora envio aos clientes, aumentei o valor da DCR e da CE, mantendo os valores de RCCTE+DCR e de RCCTE+DCR+CE. Também acrescentei que, no caso de DCR, as primeiras 2 devoluções seriam gratuitas, sendo que, a partir da 3ª teriam um acréscimo de 50 € por devolução.

    Criei também um custo para DCR+CE bastante inferior à soma das parcelas (já aumentadas), isso porque neste momento, estou a assistir PQs do Algarve darem preços para DCR para o Minho (para já não falar nos Açores), mas depois quero ver como é a CE. Quem só me pedir a CE, vai pagar por ela quase o mesmo que pagaria pela DCR+CE:

    DCR+CE - Aos valores abaixo indicados acresce o custo da deslocação:
    Moradias unifamiliares 2,5 €/m2, mínimo 300 €/moradia
    Edifícios de habitação colectiva - 2,5 €/m2, mínimo 200 €/fracção autónoma
    Fracções comerciais e de serviços – 3,0 €/m2, mínimo 350 €/fracção
    Ir para o topo Ir para baixo
    PQ00146




    Número de Mensagens : 5
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Honorários   Preços de referência EmptySeg Jul 14, 2008 11:26 pm

    Peço desculpa por insistir.

    Com os preços apresentados à votação, e que curiosamente estão a ser bem aceites, tenho receio que a qualidade do trabalho vá diminuindo. Confesso que sinto dificuldades em acompanhar os preços fazendo um trabalho rigoroso, exigente e capaz de retribuir todo o esforço dispendido ao longo da carreira em formação. Como gostaria de pertencer à classe médica...são hábeis em defender todo o esforço de aprendizagem e experiência ao longo da vida....

    Confesso aqui a minha incapacidade. Veremos se o tempo me dá razão ou me leva no caminho de outra razão....

    FM
    Ir para o topo Ir para baixo
    PQ00425




    Número de Mensagens : 1
    Data de inscrição : 11/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptyTer Jul 15, 2008 2:57 am

    Corroboro e cito


    PQ00146 escreveu:
    Peço desculpa por insistir.

    Com os preços apresentados à votação, e que curiosamente estão a ser bem aceites, tenho receio que a qualidade do trabalho vá diminuindo. Confesso que sinto dificuldades em acompanhar os preços fazendo um trabalho rigoroso, exigente e capaz de retribuir todo o esforço dispendido ao longo da carreira em formação. Como gostaria de pertencer à classe médica...são hábeis em defender todo o esforço de aprendizagem e experiência ao longo da vida....

    Confesso aqui a minha incapacidade. Veremos se o tempo me dá razão ou me leva no caminho de outra razão....

    FM

    Direi até que para uma tão medíocre valorização do trabalho de PQ, não se justifica qualquer associação,...para defender prejuízos?!

    Talvez o mais importante seja dizer da minha experiência pessoal : estou a trabalhar cerca de 100 fracções para três clientes diferentes, e todos eles aceitaram o preço de 1000 € por fracção considerando projecto e certificação,(apesar do número 425, sou da primeira fornada de PQ).

    Asseguro-vos não são os promotores/construtores que farão guerra aos preços, quando entendem o que está em causa. Parece-me que quem se posiciona como resistente(s) são os colegas engenheiros e arquitectos que revendem o serviço de projecto e certificação. Para esses, eu deixei de dar orçamento.

    E não me levem a mal, mas enquanto o discurso sobre honorários, se mantiver tão baixo, não me voltarão a ver por aqui.

    Melhores cumprimentos
    Cardoso da Silva
    Ir para o topo Ir para baixo
    nawibo




    Número de Mensagens : 2
    Data de inscrição : 14/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: preços   Preços de referência EmptySex Jul 18, 2008 10:15 am

    Aqui no fórum a quase unanimidade acerca dos preços a praticar, não se verifica na rua, pois já constatei que existem empresas a praticar preços bem abaixo de metade dos valores de referência aqui indicados. Não acredito que estes valores indicados por aqui se mantenham...

    Ricardo Leão
    Ir para o topo Ir para baixo
    PQ00546




    Número de Mensagens : 15
    Idade : 56
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptySex Jul 18, 2008 10:30 am

    nawibo escreveu:
    Aqui no fórum a quase unanimidade acerca dos preços a praticar, não se verifica na rua, pois já constatei que existem empresas a praticar preços bem abaixo de metade dos valores de referência aqui indicados. Não acredito que estes valores indicados por aqui se mantenham...

    Ricardo Leão

    olá

    é melhor não nos deixar-mos intimidar por essas empresas. Já houve uma que deixou de fazer certificação pois certamente não arranjou peritos para fazer o trabalho. Temos que nos unir e defender um minimo que salvaguarde o nosso trabalho.

    abraço

    josé lopes
    Ir para o topo Ir para baixo
    Ana




    Número de Mensagens : 2
    Idade : 52
    Data de inscrição : 14/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: caro colega   Preços de referência EmptySex Jul 18, 2008 7:25 pm

    Soube de um colega de Vila Nova de Famalicao que anda a dar preços para a moraida unifamiliar 325 euros ( fazer projecto+DR+certificação)
    na minha opinião é concorrencia desleal é uma vergonha.
    Paula Montiero










    quote="Admin"]Caros colegas tenho uma tabela feita integrando as duas, apenas não sei como a diponibilizar, pois é um ficheiro do excel.[/quote]
    Ir para o topo Ir para baixo
    PQ00546




    Número de Mensagens : 15
    Idade : 56
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptyTer Jul 22, 2008 9:45 am

    Realmente não vale a pena o esforço não conseguimos unirnos o suficiente para fazer valer o nosso trabalho.

    Até o IEP está a praticar preços extremamente baixos.

    até apetece dizer um palavrão (realmente os médicos é que são espertos) Mad
    Ir para o topo Ir para baixo
    Daniel Pinheiro - PQ00156




    Número de Mensagens : 1
    Data de inscrição : 10/07/2008

    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência EmptyQui Jul 31, 2008 9:21 pm

    Caros colegas,

    Colaborei com outro colega PQ na execução de um projecto RCCTE + emissão DCR de uma moradia unifamiliar. Cobramos 4€/m2 de área útil e não achei o valor exagerado atendendo ao trabalho que foi necessário desenvolver. Penso manter esse preço....

    Trabalhar para aquecer, não obrigado.

    Cumprimentos a todos,

    Daniel Pinheiro
    Ir para o topo Ir para baixo
    Conteúdo patrocinado





    Preços de referência Empty
    MensagemAssunto: Re: Preços de referência   Preços de referência Empty

    Ir para o topo Ir para baixo
     
    Preços de referência
    Ir para o topo 
    Página 1 de 1
     Tópicos semelhantes
    -

    Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
    Destinado a PQ´s, mas aberto a todos :: Honorários-
    Ir para: